Com o objetivo de conhecer o sistema de captação e tratamento da água consumida em Umuarama, membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico e Ambiental (CMSBA) fizeram uma visita técnica, na manhã da última quinta-feira (20), que percorreu desde a captação até a estação de tratamento de água da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). Entre outros segmentos, o grupo observou as vertentes do saneamento básico do município.
Formado em julho deste ano, o CMSBA tem o papel de analisar e discutir as demandas da sociedade na questão do saneamento. “Neste primeiro momento iniciamos esses processos de vistoria para conhecermos os detalhes do funcionamento do sistema de saneamento básico na cidade, para termos elementos e dados para embasarmos as decisões que teremos de tomar no exercício de nossa atuação como conselheiros, de forma a garantir a saúde de toda a comunidade”, observou o presidente Deybson Bitencourt.
Além das estações, os conselheiros visitaram também o Aterro Sanitário e conheceram as células de deposição de resíduos orgânicos, volumosos, da construção civil, de corte e poda de árvores e também a reciclagem, executada pelos associados da Cooperativa dos Trabalhadores na Reciclagem de Resíduos de Umuarama (Cooperuma). “Conhecer cada célula é fundamental para entendermos que a separação de materiais recicláveis do lixo orgânico ajuda a aumentar a via útil do aterro”, observou a chefe da Divisão de Arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e secretária do CMSBA, Rafaela Moreira.
Ela conta que o próximo local a ser visitado pelos conselheiros, dentro de mais alguns dias, será a estação de tratamento de esgoto (ETE) da Sanepar, na Estrada Paca. “Desta forma os conselheiros vão ter uma visão completa do que é o saneamento básico e quais pontos devem e podem ser melhorados, para então propormos ações ao município, objetivando esse apoio em questões de interesse dos umuaramenses em relação a saneamento básico e ambiental”, indicou.
Publicado em 24 de outubro de 2022 às 13:21.