Proficenter Planejamento de Obras Ltda

NOTÍCIAS

Fique bem informado.

29.06.2009 - Atrás de público, times investem em arenas

Por Ilton Caldeira

Os clubes do futebol nem bem acabaram as disputas pelos campeonatos estaduais e já deram início, no final de semana, a longa campanha pelo título do campeonato brasileiro de 2009. Em paralelo a essa maratona de partidas, as agremiações estão se preparando para enfrentar outro desafio: desenvolver e implantar urna estratégia para tentar garantir, no longo prazo, a sobrevivência dos clubes de futebol no Brasil.

Na grande maioria dos casos, os clubes estão altamente endividados e com retorno muito ruim com venda de ingressos, exploração comercial de suas marcas e dos espaços físicos das arenas esportivas. Sob esse cenário, a busca por novas fontes de receita, capazes de socorrer o caixa e garantir recursos para investir na formação de equipes mais competitivas, tomaram-se prioridade.

Entre os projetos mais ambiciosos está a modernização dos estádios e a adoção de um modelo de negócios capaz de melhorar a gestão do patrimônio dos clubes. Muito difundido na Europa e nos Estados Unidos, a profissionalização da gestão do esporte e uma tendência que chega atrasada ao Brasil. Os projetos de modernização do futebol só ganharam impulso, em grande parte, após a escolha do país pela Fifa para sediar a Copa do Mundo em 2014. A entidade divulga no fim do mês as 12 cidades que receberão as partidas do mundial.

No entanto, um dos maiores problemas, segundo alguns clubes, para tomar a empreitada factível e a escassez de parceiros dispostos a participar da execução dos projetos. A crise econômica intencional e a dificuldade em acessar linhas de crédito no mercado financeiro também estão contribuindo para manter a distância possíveis interessados em participar dos projetos.

Apesar do cenário adverso, clubes como o Intencional, de Porto Alegre, o Atlético Paranaense e o São Paulo, entre outros, estão colocando em prática os planos de reformulação de suas arenas, investindo na melhoria da estrutura e na criação de espaços comerciais, como lojas e restaurantes na tentativa de atrair mais torcedores.

<< voltar

Ir para o topo

Proficenter Planejamento e Orçamento de Obras
R. Medgar Evers,03 - Vila Mariana - CEP: 04020-080 - São Paulo, SP - Tel: +55 11 5571-6771