Proficenter Planejamento de Obras Ltda

NOTÍCIAS

Fique bem informado.

08.03.2010 - Aricanduva recebe obras de canalização

O alargamento da calha, construção de soleiras para controle da vazão do córrego Aricanduva, alteamento de três pontilhões e implantação do sistema de proteção das áreas baixas, somam a terceira etapa de obras do canal Aricanduva. Com cerca de 20 quilômetros, o córrego Aricanduva nasce nas proximidades da cidade de Mauá, e deságua na margem esquerda do rio Tietê, zona Leste da cidade de São Paulo.

O córrego Aricanduva é responsável pela drenagem de uma bacia com 100 quilômetros quadrados, percorrendo os bairros de Tatuapé, Vila Formosa, Carrão, São Mateus, Vila Matilde, Penha, Cidade Líder, Itaquera e Parque do Carmo. Estes bairros fazem parte das Subprefeituras de Aricanduva (262.255 hab.); de São Mateus (409.478 hab.), da Penha (475.678 hab.); e de Itaquera (502.823 hab.); totalizando 1.643.134 habitantes (Seade/IBGE 2004). Os principais afluentes do córrego Aricanduva são os córregos: Rapadura; Taboão; Fazenda; Tapera; Inhumas; Pelegrino e Machados.

Com uma das maiores densidades demográficas de São Paulo, a região do Aricanduva ao longo das últimas duas décadas perdeu mais de 50% das áreas permeáveis, aumentando o volume de água no córrego Aricanduva acima da capacidade, o que provocou episódios de inundações.

Para minimizar este impacto a Prefeitura da Cidade de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras, está iniciando a terceira etapa das obras de drenagem do córrego Aricanduva.

Novas Obras
O canal Aricanduva será alargado nas margens, adotado o formato de canalização trapeizoidal, entre a avenida dos Latinos até as proximidades da rua Amorim Vieira e avenida Ragueb Chohfi, num total de 4.420 metros.

Os três pontilhões do cruzamento da avenida Aricanduva com as ruas Dalila, Manilha, e avenida Itaquera serão alteados eliminando problemas de drenagem nestes pontos, liberando a passagem da água sob os pontilhões, e eliminando a interferência existente.

Este conjunto de obras deve estar concluído em 1.170 dias, sendo que a calha do córrego Aricanduva será entregue até o final do próximo ano, assim como os alteamentos dos pontilhões.

Na seqüência serão executadas as obras de drenagem nas áreas baixas, nas ruas Baquiá, Ganges, Iemanjá, Otávio Vasco, e Tumucumaque, com a execução de sistema de drenagem de proteção, através de pequenos tanques reservatórios, para evitar o refluxo das águas durante chuvas intensas.

Obras de drenagem existentes no Aricanduva
Estão em operação os piscinões Aricanduva V; Rincão e Inhumas; também já foram alteados os pontilhões das ruas Baquiá e Tumucumaque.

Fonte: www.portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias

<< voltar

Ir para o topo

Proficenter Planejamento e Orçamento de Obras
R. Medgar Evers,03 - Vila Mariana - CEP: 04020-080 - São Paulo, SP - Tel: +55 11 5571-6771